[Programa Eurodisseia]: Estágios profissionais numa região europeia

Procura emprego? Gostaria de ganhar experiência profissional e, em simultâneo, melhorar os seus conhecimentos de uma língua estrangeira? Apresentamos o programa Eurodisseia para a realização de estágio profissional em empresas de outras regiões da Europa. Aqui damos-lhe toda a informação que precisa de saber para se candidatar e melhorar o seu CV.

O que é o programa Eurodisseia?

O programa Eurodisseia, também conhecido como Eurodisseia, surgiu em 1985 e é um programa de intercâmbio da Assembleia das Regiões da Europa que oferece estágios no exterior. Especificamente, é um intercâmbio multilateral entre algumas regiões da Europa, que visa oferecer aos jovens europeus a oportunidade de ganhar experiência de trabalho e aperfeiçoar uma língua estrangeira, por estágios em empresas.

 

Quem pode candidatar-se a bolsa Eurodisseia?

Para ser um dos beneficiários do programa de intercâmbio Eurodisseia, é necessário cumprir uma série de requisitos no momento da submissão da candidatura:

  1. Ter idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, inclusive, aferidos à data de início de estágio;
  2. Residir na Região Autónoma dos Açores há pelo menos seis meses e na Região Autónoma da Madeira;
  3. Ter qualificação entre os níveis três e oito do Quadro Nacional de Qualificações;
  4. Possuir conhecimentos de, pelo menos, uma língua estrangeira;
  5. Não ter beneficiado anteriormente desta medida.

 

Que regiões europeias participam no programa?

Nem todas as regiões/comunidades da Europa fazem parte da Eurodisseia. Aqui pode consultar para cada país que o destino participa deste intercâmbio de estagiários:

Bélgica: Bruselas - Capitale, Wallonie

Bosnia y Hercegovina: Republika Srpska

Croacia: Istra, Sisak-Moslavina, Splitska-Dalmatinska, Varazdin, Zagreb County, Karlovac, Sibenik-Knin

España: Catalunha, Comunidade Valenciana, Região de Murcia

Francia: Champagne-Ardenne, Corse, Franche-Comté, Ile de France, Limousin, Midi-Pyrénées, Picardie, Poitou-Charentes, Rhône-Alpes

Geórgia: Adjara. Guri

Italia: Valle de Aosta, Umbría

Noruega: Akershus

Portugal: Açores, Madeira

Rumanía: Arges, Caras-Severin, Harghita, Hunedoara, Timis

Serbia: Vojvodina

Suiza: Fribourg, Jura, Ticino, Valais

 

Quanto tempo pode durar o período de estágio?

A duração de cada bolsa é de 3 a 7 meses, dependendo da região de destino e da oferta de práticas profissionais.

Além do estágio na empresa, o programa Eurodisseia inclui:

  • Curso de aprendizagem da língua e cultura locais;
  • Um seguro de acidentes pessoais, responsabilidade civil, saúde e repatriamento.

 

Qual é o valor financeiro da bolsa Eurodisseia?

Aos candidatos enviados pela Região Autónoma dos Açores e selecionados para a realização de estágios noutras regiões, é assegurado os seguintes pagamentos:

  • Despesas referentes às passagens aéreas e ferroviárias, no percurso de ida e volta na modalidade mais económica, entre a ilha de residência e a localidade onde se realiza o estágio;
  • Montante pecuniário correspondente a 135% do valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região Autónoma dos Açores, destinado às despesas de participação, a ser processado em duas tranches, sendo que 80% é pago aquando da partida e o restante aquando da entrega do relatório de estágio.

Aos jovens estagiários provenientes da Região Autónoma da Madeira é assegurado:

  • Uma viagem de ida e volta para a Região de acolhimento;
  • Uma bolsa mensal de montante estabelecido pela Região de acolhimento;
  • Alojamento ou apoio ao mesmo.

 

Que entidades podem acolher jovens?

Podem integrar este programa de estágio, entidades públicas, privadas sem fins lucrativos ou empresas.

Nos Açores também será possível realizar o estágio na Administração Pública Central, Regional e Local.

 

Como pode participar no programa?

Para participar no programa tem de se registar no sítio web da Eurodisseia e criar um perfil. Um conselho, quando complete o seu perfil, é melhor que você o faça no idioma da região onde deseja realizar o estágio, pois pode-lhe dar mais oportunidades de ser selecionado.

Feito o perfil, pode ver as ofertas disponíveis, filtrá-las conforme os seus interesses e enviar a sua inscrição. Deverá consultar periodicamente as ofertas de estágio e escolher aquelas que lhe interessam e correspondem às expectativas (máximo 5 ofertas).

É aconselhável que envie a candidatura dias antes do prazo de cada oferta, visto que as pré-seleções são normalmente feitas com dias de antecedência e arrisca ficar de fora.

Atenção! A candidatura pode ser apresentada em qualquer altura do ano, mas se passado um ano o interessado não manifestar interesse em manter a sua candidatura, a candidatura pode ser arquivada.

 

Quem gere as candidaturas às bolsas Eurodisseia?

Como referimos anteriormente, em Portugal participam duas Regiões autónomas e cada uma gere a bolsa Eurodisseia de uma forma diferente.

Nos Açores, a entidade responsável de gerir as bolsas é a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego. A candidatura dos jovens açorianos e residentes na Região Autónoma dos Açores é efetuada mediante preenchimento de formulário eletrónico disponível na plataforma da medida Eurodisseia. Aqui pode obter mais informações sobre a bolsa Eurodisseia nos Açores.

Na Madeira, a Direção Regional de Juventude (DRJ) e a responsável das bolsas. Os residentes dos Açores, Madeira e Porto Santo devem registar-se na plataforma do programa, preenchendo o formulário online

A publicação de ofertas de estágio, na mesma plataforma, decorre da data prevista para acolhimento de estagiários provenientes de outras regiões da Europa, a comunicar anualmente pela DRJ. Saiba mais sobre como receber uma bolsa Eurodisseia no sítio web da DRJ

 

Que documentação deve ser apresentada?

Depende da gestão em cada Região Autónoma, mas, em geral, os documentos necessários para completar o pedido são os seguintes:

  • Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade;
  • Cópia do Certificado de Habilitações Literárias;
  • Curriculum vitae redigido numa língua estrangeira;
  • Ficha do candidato, a fornecer pela organização de envio;
  • Comprovativo de residência e comprovativo de domicílio fiscal.

Os jovens selecionados devem juntar ainda à candidatura os seguintes documentos:

  • Comprovativo do International Bank Account Number – IBAN (identificação do titular);
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) ou seguro privado;
  • Declaração sob compromisso de honra, a disponibilizar pela organização de envio;
  • Aceitação de estágio, a disponibilizar pela organização de acolhimento;
  • Condições de Seguro – ARE.

 

É necessário realizar algum procedimento, quando a estadia terminar?

Sim! No final das práticas, terá de preparar um relatório das práticas na língua que aprendeu e na sua língua materna. O relatório terá que ser carregado no seu perfil Eurodisseia no dia em que fizer a entrevista final com os coordenadores do programa quando retornar à região de origem, e a sua bolsa será encerrada. A região anfitriã é responsável por fornecer os certificados que credenciam a conclusão dos estágios.

 

Como pode ver, as bolsas de mobilidade são uma ótima experiência que pode ajudá-lo profissionalmente, mas também pessoalmente. A Bolsa Eurodisseia foca na mobilidade entre regiões europeias, mas existem outras bolsas de mobilidade para a América Latina ou Europa, como a mais conhecida, a Bolsa Erasmus. Aqui está uma lista das melhores bolsas universitárias para estudar no estrangeiro.

 

Receber apoio financeiro para estudar ou realizar estágios empresariais é essencial, principalmente quando é feito em outro país. Como estudante também pode receber outras vantagens para poupar no dia a dia, desde descontos em viagens, produtos de beleza, moda, tecnologia... Se é estudante, explore todos os descontos que pode obter nas melhores marcas. 

ver descontos para estudantes portugal

@Fotografia do Pixabay

 

Usamos cookies próprios e de terceiros. Se continua a navegar, considere aceitar seu uso. OK Mais informações